lunedì 8 marzo 2010

INFORMACOES BASICAS PESQUISAS PROVINCIA DI MANTOVA

Para os requerentes notícias e informaçoes dos parentes originários
da Região de Mantova, precisamos o seguinte:

A “Associazione Mantovani nel Mondo” oferece assistência para encontrar os documentos de Registo Civil, necessarios para conseguir a cidadania italiana, nos Arquivos do Estado, nas Prefeituras, nas Curias, Paróquias e outros Entes e Cartórios italianos da Região de Mantova.
A assistênçia é gratuita, de acordo com as regras do estatuto da “Associazione Mantovani nel Mondo”, fora as despesas vivas e as eventuais taxas requeridas dos vários cartórios de acordo com a lei italiana.
As pesquisas serão feitas exclusivamente depois que o requerente terá preenchido e assinado o modelo de assisténcia. Faltando este modelo não será possível, por lei, efetuar ou requerer as certificaçoes.

Para não perder energias inutilmente nós pedimos para ler atentamente a seguinte explicação para ver como e onde encontrar as informaçoes, no caso alguem queira pesquisar pessoalmente.

Notícias pertencentes exclusivamente da Região de Mantova
- Muitos emigrantes (principalmente nos países da America do Sul), descendentes de cidadãos nascidos na Italia, freqüentemente peçam informaçoes aos Escritórios de Registo Civil das várias Prefeituras ou aos Arquivos, com o propósito de encontrar a documentação necessária para demostrar a origem italiana e obter a cidadania "iure sanguinis". - A maior parte dos requerentes não conhecem a Prefeitura exata de nascimento dos antepassados: neste caso é essencial fornecer:
(1) Apelido e nome do ascendente, data de nascimento ou apenas o ano , nome do pai e nome da mãe, para fazer uma pesquisa no Arquivo do Estado, nas listas do Serviço Militar da região inteira, que começa desde 1847 como ano de nascimento.
- Os dados das listas do Serviço Militar da Região de Mantova foram inseridos em um banco de dados informatizado no Arquivo do Estrado, que permite de encontrar, na maioria dos casos, a Prefeitura de nascimento do antepassado.

Efetuado o pedido:
- Se a pessoa nasceu depois de 1871, o Arquivo do Estado envia o pedido para a Prefeitura da Cidade de nascimento , enquanto dando conhecimento ao solicitante. Aquela Prefeitura dará a certificação diretamente ao solicitante.
- Se a pessoa nasceu antes de 1871, o Arquivo do Estado passa o pedido para o Arquivo Histórico Diocesano, incluindo a fotocópia dos dados com a indicação da Prefeitura de nascimento.
O Arquivo Histórico Diocesano pede para os Párocos da Prefeitura de nascimento de encontrar o ato e enviar-lo ao Arquivo Histórico Diocesano em três copias, para a autenticação necessária da Cúria. O ato autenticado é enviado ao solicitante.
- Caso a pessoa seja de sexo feminino e não seja conhecido o lugar de nascimento, a pesquisa não é possível através das listas do Serviço Militar, que só inclui a população masculina. É necessário fornecer mais informaçoes que os solicitantes quase nunca possuem: nestes casos é praticamente impossível fornecer notícias ou documentos.
Além disso, o território da região de Mantova tem, e teve no passado, histórias diferentes:
- a anexação em anos diferentes na Unidade da Itália causou diversificações entre as documentações dos registros que variam entre 1866 a 1871.
- muitas Prefeituras fronteiriças com a região de Cremona, mesmo sendo atualmente na região de Mantova, eles pertencem à Diocese de Cremona; infelizmente não tem nenhum acordo específico de colaboração com esta Diocese, como aquela entre os Arquivos da cidade de Mantova.

1 commento:

  1. Sou Nilton Mantovani brasileiro mas meu sonho é conhecer mantova. Sou apaixonado pela Itália

    RispondiElimina