venerdì 25 settembre 2009

ATENDIMENTO A DISTANCIA ARQUIVO NACIONAL

Prezado(a) Senhor(a):

Informo que a lista de passageiros de 1875 a agosto de 1879 já estão disponibilizadas na página do Arquivo Nacional na internet.
Para acessar, basta entrar no link "Consultas ao Acervo" na página principal, clicar em "Sistema de Informações do Arquivo Nacional - SIAN", onde encontrará no texto a palavra SIAN, que deverá também ser clicada. Em seguida, abrirá um novo portal, denominado SIAN, com índices ao lado esquerdo. Clicar no índice "Multinível - Fundos e coleções do Arquivo Nacional", onde aparecerá a palavra "pesquisa", clicar e em seguida aparecerá um índice, clicar novamente em "Multinível", que abrirá a
coleção de fundos do Arquivo Nacional.
Na base inferior direita do portal, vai aparecer a caixa de diálogo "1 (A-C)", que deve ser pulada para a próxima caixa "2 (C-E)". Em seguida, procurar na lista a coleção "Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras" e clicar na setinha ? do lado esquerdo do texto, onde aparecerá um novo menu escrito "Relação de passageiros em vapores", clicar novamente na setinha ? do lado esquerdo do texto. Em seguida aparecerá novo menu, onde poderá ser encontrada o texto "Porto do Rio de Janeiro", cuja setinha ? do lado esquerdo do texto também deverá ser clicada. Daí em diante, seguirá a lista de todos os vapores que entraram no porto do Rio de Janeiro de 1875 a 1879, a escolher.
Selecionando o vapor de sua escolha, clicar na lupa ao lado esquerdo do texto, abrindo um novo portal, no canto superior direito do novo portal "Consulta de Dossiê - Nível 4", clicar no ícone "arquivo digital", abrindo um novo menu intitulado "Relação de passageiros do vapor...", clicar na lupa, abrindo assim a lista de passageiros (Obs. para abrir a lista, é necessário ter instalado o Acrobat Reader no computador).
Atenciosamente,

Coordenação de Atendimento a Distância - ALM/ GB
Arquivo Nacional - Casa Civil da Presidência da República
Praça da República, 173 - Prédio A. Nível 0 - Térreo - Sala 11
20.211-350 Rio de Janeiro-RJ - Brasil
Tel. (21) 2179-1257 . fax (21) 2179-1304

Nessun commento:

Posta un commento